Abismo Negro - Alerta no Espaço - Majora



Um jogo para 2 a 4 jogadores.

Componentes:
- Sonda Espacial
- Regras do Jogo
- 4 Marcas
- 54 Cartas
- 1 Tabuleiro do jogo

A História
No final do Sec. XXII, o explorador Palomino descobre o Cygnus, uma nave espacial perdida à 20 anos durante uma missão de exploração. O Cygnus orbita o Abismo negro (os restos de uma estrela poderosa que atrai asteroides, planetas e outros astros, destruindo-os).
O Palomino dominado pelo terrível poder do Abismo Negro, procura o Cygnus como segurança. A tripulação encontra o diabólico Dr. Reinhardt e a sua tripulação de androides, bem como, o robot gigantesco Maximiliano. Depois de muitas peripécias terríveis, os membros da tripulação tentam escapar do Cygnus. Vamos com Kate, Pizer, Holland e V.I.N. Cent. na ousada tentativa de abordar a sonda, fugir e explorar o Absimo Negro.


Objetivo do Jogo
Ser o primeiro jogador a sair do Palomino e através do Cygnus para a sonda espacial.


Preparação do Jogo
Montar a sonda e coloca-la no tabuleiro do jogo na zona indicada para o feito.
Escolher o dador. Baralhar as 52 cartas, distribuir 4 cartas, uma de cada vez, com a face voltada para cima, a cada jogador. O dador coloca as restantes cartas, com a face para baixo, no local próprio no tabuleiro do jogo.
Cada jogador escolhe uma marca e coloca-a na partida. O jogador à esquerda do dado é quem começa a jogar. Os restantes jogadores jogam no sentido dos ponteiros do relógio.


Modo de Jogar
Cada jogador, no seu turno, tira a carta de cima do baralho e recolhe-a. Pode então avançar com a sua marca para o espaço seguinte descartando uma carta com o símbolo, cor ou número no caminho espacial. Um jogador pode avançar a sua marca, só um espaço de cada vez. Se não tiver nenhuma carta a condizer com o símbolo, cor ou número do espaço seguinte tem de descartar uma carta, mas não pode avançar.
Por exemplo, se o espaço seguinte for um cometa, o jogador tem de descartar de uma carta cometa para avançar para esse espaço.
Atenção que as cartas Androide e Maximiliano também têm uma cor e um símbolo. Podem ser utilizadas para fazer avançar para os espaços de cor ou símbolo a condizer. Os jogadores seguem qualquer caminho na nave espacial Cygnus, mas têm de o continuar uma vez iniciada essa rota. Não podem retroceder e iniciar outro caminho.
Duas marcas podem ocupar o mesmo espaço. Quando se esgotar o baralho, o dador baralha as cartas descartadas e coloca-as com a face virada para baixo para formar um novo baralho.
O vencedor é o primeiro jogador que conseguir alcançar o Fim jogando uma carta Nebulosa (O), mudando-se para a sonda Espacial.



Foi muito difícil de conseguir obter um exemplar deste jogo. É um jogo muito raro de se encontrar à venda e quando se encontra, normalmente o preço não é muito simpático. Contudo, consegui encontrar um exemplar em bom estado, a um preço aceitável.
O único trabalho de restauro que foi preciso fazer, foi colocar as capas plásticas nas cartas para conservá-las e também para serem mais apelativas ao tato, já que têm alguma idade e aparentam algum desgaste.
O tabuleiro do jogo, não é propriamente um tabuleiro, porque se trata mais de um poster de grande dimensão. O Abismo Negra – Alerta no Espaço é um exemplo de como um jogo com regras numa folha A5 pode ser interessante e estratégico.
Não precisamos de dados para jogar, as cartas fazem mover as nossas marcas ao longo dos vários caminhos possíveis para encontrar a saída através do módulo espacial.
Em cada turno só podemos avançar um espaço e não mais do que duas marcas podem ocupar o mesmo espaço.  Para que possamos avançar para o espaço seguinte, temos de ter a carta com o símbolo ou número desse espaço. Como só temos 4 cartas nas mãos e temporariamente 5, antes de efetuarmos o nosso turno, temos de planear bem a movimentação da nossa marca ao longo dos vários caminhos, para que possamos seguir pelo caminho mais curto. Esse planeamento dever ser cuidado para que não fiquemos numa posição em que não consigamos mover (atenção que não é permitido recuar). Daí que o plano deve comtemplar no mínimo 3 ou 4 movimentos seguintes ao espaço onde nos encontramos. Também é bom que se poupe as cartas Androide e Maximiliano. Estas cartas devem ser usadas da melhor forma possível, porque só existem 4 Androides e 8 Maximilianos no baralho. E só estas cartas permitem utilizar os caminhos mais curtos.
O Abismo Negro – Alerta no Espaço, era um jogo que há muito procurava, conhecia-o da minha infância, infelizmente nunca tinha tido oportunidade de jogá-lo. É um bom jogo de estratégia, que nada fica atrás de produções mais recentes do mundo dos jogos de tabuleiro, com grandes trabalhos ao nível dos materiais. Neste jogo temos o mais básico que podemos encontrar. Contudo, tem o melhor do que podemos encontrar num jogo de estratégia. Vale a pena ter um exemplo na nossa coleção, não se vão arrepender.

Originalidade/Criatividade









8
Mecânica/Regras









8
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Valor Nostálgico/Coleccionismo









9
Apreciação Global7,8

Sem comentários: