Um jogo para 2 a 4 jogadores.
Componentes:
- Sonda Espacial
- Regras do Jogo
- 4 Marcas
- 54 Cartas
- 1 Tabuleiro do jogo
A História
No final do Sec. XXII, o explorador Palomino descobre o Cygnus, uma
nave espacial perdida à 20 anos durante uma missão de exploração. O Cygnus
orbita o Abismo negro (os restos de uma estrela poderosa que atrai asteroides,
planetas e outros astros, destruindo-os).
O Palomino dominado pelo terrível poder do Abismo Negro, procura o Cygnus
como segurança. A tripulação encontra o diabólico Dr. Reinhardt e a sua tripulação
de androides, bem como, o robot gigantesco Maximiliano. Depois de muitas
peripécias terríveis, os membros da tripulação tentam escapar do Cygnus. Vamos
com Kate, Pizer, Holland e V.I.N. Cent. na ousada tentativa de abordar a sonda,
fugir e explorar o Absimo Negro.
Objetivo do Jogo
Ser o primeiro jogador a sair do Palomino e através do Cygnus para a
sonda espacial.
Preparação do Jogo
Montar a sonda e coloca-la no tabuleiro do jogo na zona indicada
para o feito.
Escolher o dador. Baralhar as 52 cartas, distribuir 4 cartas, uma de
cada vez, com a face voltada para cima, a cada jogador. O dador coloca as
restantes cartas, com a face para baixo, no local próprio no tabuleiro do jogo.
Cada jogador escolhe uma marca e coloca-a na partida. O jogador à
esquerda do dado é quem começa a jogar. Os restantes jogadores jogam no sentido
dos ponteiros do relógio.
Modo de Jogar
Cada jogador, no seu turno, tira a carta de cima do baralho e
recolhe-a. Pode então avançar com a sua marca para o espaço seguinte descartando
uma carta com o símbolo, cor ou número no caminho espacial. Um jogador pode
avançar a sua marca, só um espaço de cada vez. Se não tiver nenhuma carta a
condizer com o símbolo, cor ou número do espaço seguinte tem de descartar uma
carta, mas não pode avançar.
Por exemplo, se o espaço seguinte for um cometa, o jogador tem de
descartar de uma carta cometa para avançar para esse espaço.
Atenção que as cartas Androide e Maximiliano também têm uma cor e um
símbolo. Podem ser utilizadas para fazer avançar para os espaços de cor ou símbolo
a condizer. Os jogadores seguem qualquer caminho na nave espacial Cygnus, mas
têm de o continuar uma vez iniciada essa rota. Não podem retroceder e iniciar
outro caminho.
Duas marcas podem ocupar o mesmo espaço. Quando se esgotar o baralho, o
dador baralha as cartas descartadas e coloca-as com a face virada para baixo
para formar um novo baralho.
O vencedor é o primeiro jogador que conseguir alcançar o Fim jogando
uma carta Nebulosa (O), mudando-se para a sonda Espacial.
Foi muito difícil de conseguir obter um exemplar deste jogo. É um jogo
muito raro de se encontrar à venda e quando se encontra, normalmente o preço
não é muito simpático. Contudo, consegui encontrar um exemplar em bom estado, a
um preço aceitável.
O único trabalho de restauro que foi preciso fazer, foi colocar as
capas plásticas nas cartas para conservá-las e também para serem mais
apelativas ao tato, já que têm alguma idade e aparentam algum desgaste.
O tabuleiro do jogo, não é propriamente um tabuleiro, porque se trata
mais de um poster de grande dimensão. O Abismo Negra – Alerta no Espaço é um
exemplo de como um jogo com regras numa folha A5 pode ser interessante e estratégico.
Não precisamos de dados para jogar, as cartas fazem mover as nossas
marcas ao longo dos vários caminhos possíveis para encontrar a saída através do
módulo espacial.
Em cada turno só podemos avançar um espaço e não mais do que duas
marcas podem ocupar o mesmo espaço. Para
que possamos avançar para o espaço seguinte, temos de ter a carta com o símbolo
ou número desse espaço. Como só temos 4 cartas nas mãos e temporariamente 5,
antes de efetuarmos o nosso turno, temos de planear bem a movimentação da nossa
marca ao longo dos vários caminhos, para que possamos seguir pelo caminho mais
curto. Esse planeamento dever ser cuidado para que não fiquemos numa posição em
que não consigamos mover (atenção que não é permitido recuar). Daí que o plano deve
comtemplar no mínimo 3 ou 4 movimentos seguintes ao espaço onde nos
encontramos. Também é bom que se poupe as cartas Androide e Maximiliano. Estas
cartas devem ser usadas da melhor forma possível, porque só existem 4 Androides
e 8 Maximilianos no baralho. E só estas cartas permitem utilizar os caminhos
mais curtos.
O Abismo Negro – Alerta no Espaço, era um jogo que há muito procurava,
conhecia-o da minha infância, infelizmente nunca tinha tido oportunidade de
jogá-lo. É um bom jogo de estratégia, que nada fica atrás de produções mais
recentes do mundo dos jogos de tabuleiro, com grandes trabalhos ao nível dos
materiais. Neste jogo temos o mais básico que podemos encontrar. Contudo, tem o
melhor do que podemos encontrar num jogo de estratégia. Vale a pena ter um
exemplo na nossa coleção, não se vão arrepender.
Originalidade/Criatividade | 8 | ||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Mecânica/Regras | 8 | ||||||||||
Componentes/Artwork | 6 | ||||||||||
Jogabilidade/Interacção | 8 | ||||||||||
Valor Nostálgico/Coleccionismo | 9 | ||||||||||
Apreciação Global | 7,8 |
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