Formula 1 - Majora

 
Conteúdo
  • Um tabuleiro do Jogo
  • 6 Carros de Corrida
  • 6 Quadros de Instrumentos
  • 1 Baralho de Cartas Táticas
  • 1 Baralho de Cartas “Stand”

Modo de Jogar
O Fórmula 1 é um jogo diferente e pode ser jogado por 2 a 6 jogadores.
A distância da corrida é fixada pelos jogadores, mas nunca deverá ser inferior a 3 voltas.
A cada casa da pista corresponde 30 km/h no velocímetro, daí que um velocímetro que indique 150 km/h, permite ao carro deslocar-se por 5 casas.
Cada jogador escolherá a velocidade que desejar para o seu carro.
Um jogador pode modificar a sua velocidade dum movimento para o outro, mas nunca poderá acelerar mais do que 90 km/h, duma só vez. E se reduzir a velocidade sofrerá a penalidade indicada no “Quadro de redução de velocidade”. 


Ao iniciar-se a corrida, é normalmente vantajoso acelerar até 90 km/h, avançando assim 3 casas. A partir daí, na jogada seguinte e, se assim o jogador o desejar, pode aumentar a velocidade até 180 km/h, avançando 6 casas. Haverá então, a necessidade de se escolher a velocidade mais conveniente, quando se aproxima uma curva, dado o risco que esta representa.
A velocidade indicada na faixa vermelha de cada curva, constitui a velocidade de segurança e o carro que faça a curva a essa velocidade não incorre em qualquer penalidade. No entanto, é possível fazer uma curva a uma velocidade superior a 30 ou mesmo 60 km/h que a velocidade de segurança. Se um jogador decidir agir dessa forma, terá que lançar os dois dados para determinar qual será a penalidade em que eventualmente irá incorrer. Esta encontra-se indicada nos “Quadros de Penalidades” que estão impressos no centro e ao lado da pista. É evidente que um condutor tem mais probabilidades de incorrer nas penalidades, se entrar na faixa vermelha a mais de 60 km/h, além da velocidade de segurança, do que se o fizer apenas com 30 km/h a mais. Se a tua velocidade exceder 90 km/h a velocidade de segurança, sofres imediatamente um despiste.


 No final de cada volta, o condutor pode parar no seu “stand”. A paragem no “stand” permite ao condutor proceder à mudança dos pneus do seu carro, afinar os seus travões e efetuar todas as reparações úteis, para que prossiga a corrida com um carro em bom estado.
Quando um carro se aproxima do seu próprio “stand” deve regular a sua velocidade, de tal maneira, que avançando o carro o número correspondente de casas, chegue exatamente ao seu “stand”.
Uma vez no “stand” o velocímetro é colocado a zero, sem qualquer desgaste de pneus ou travões, isto é, com a exceção do indicador das voltas, todos os outros indicadores são colocados a zero.
Se um condutor avaliar mal a sua velocidade e ultrapassar a casa correspondente ao seu “stand”, terá que prosseguir, sem parar.
Quando um condutor chega ao “stand”, deve tirar uma carta de “stand” e seguir as instruções impressas na carta.


Logo que um carro atinja ou ultrapasse a linha de chegada, depois de ter realizado o número de voltas previsto, considera-se terminada a corrida. Contudo, ela não se considera definitivamente ganha, pois todos os condutores têm o direito de participar no mesmo número de turnos e assim, a corrida continua até que o último condutor tenha participado no seu último turno.
O carro vencedor é o que ficar mais longe, para além da linha de chegada.


Análise ao Jogo
O Formula 1 era um jogo que há muito procurava obter um exemplar para a minha coleção de jogos antigos. Como é muito difícil de encontrar á venda, equacionei comprá-lo, na versão original, nos sites de compras internacionais. Contudo, consegui no miau.pt participar num leilão por um exemplar praticamente novo. Fiquei surpreendido por estar a leilão um exemplar em tão bom estado, dado a dificuldade em encontrar à venda este jogo. Graças à crise ou às férias, acabei por ter a sorte de ser o único a licitar o jogo, conseguindo assim satisfazer um dos itens da minha lista de jogos antigos.
Este jogo ainda é do tempo em que a Majora editava jogos sobre licença. Isto é, fazia a versão Portuguesa dos jogos estrangeiros. Form muitos e bons, como por exemplo: Grand Prix, Jogo da Bolsa, Petroleiros, Obras de Arte, Cluedo, Risco, etc.
Os quadro dos instrumentos, onde temos o velocímetro, o indicador do desgaste de pneus e travões, foi uma grande novidade e evolução para a época da comercialização do jogo. Pois deixávamos de utilizar os dados para determinar o movimento do dado, passando essa gestão para as mãos dos jogadores. Deixava de ser o fator sorte a determinar o movimento de um carro, tendo sido substituído pela a estratégia de jogo de cada um dos jogadores.
Cada jogador recebe, no início do jogo, 5 cartas táticas que lhes podem dar uma ajuda suplementar a cada movimento do carro. Mas, cuidado com as curvas, estas têm limites de velocidade que quando ultrapassados podem provocar penalizações pesadas.

Relativamente às penalizações, estão equilibradas, através da construção de uma tabela que relaciona o valor dos dados e a velocidade atual do carro. Sempre que fazes uma curva a mais de 90km/h que o limite de velocidade, tem um despiste.
Uma ida às boxes permite ao teu carro ser afinado ao nível dos pneus e travões. Isto torna-se importante nas corridas de mais longa duração. Mas sempre que vamos às boxes temos de biscar uma carta “stand” para analisar o trabalho da nossa equipa da boxe.
Tinha curiosidade e muitas espectativas em relação a este jogo. Nunca o tinha jogado, mas fazia parte do meu imaginário de infância. Depois de o jogar fiquei com a sensação que deveria ter tido este Formula 1, quando era mais pequeno, pois teria feito muitos campeonatos, como fazia nessa altura com o Grand Prix e o Racing. Este último, o Formula 1 tem algumas semelhanças.
O Formula 1 também tem semelhanças com o Formula Dé.
É um jogo que nenhum colecionador de jogos antigos Portugueses não deve deixar de ter. Porque para além de ser uma relíquia do passado, é um jogo, que nada fica atrás das mais recentes produções de jogos de corridas de carros.

Originalidade/Criatividade









9
Mecânica/Regras









8
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Valor Nostálgico/Coleccionismo









10
Apreciação Global8,2

Sem comentários: