Descobrimentos - Majora

Os portugueses, no séculos XV e XVI, deram a conhecer, pela primeira vez, todo o Globo terrestre, contribuindo para o nascimento do Mundo Moderno. Com este jogo pretende-se relembrar alguns desses homens “que por obras valerosas / Se vão da lei da morte libertando”.
Como se trata de um jogo especialmente para os jovens, estes foram convidados a participar na sua construção, como aliás é bem visível nas várias imagens que o integram.

Este jogo pode ser jogado de várias maneiras, a saber:

» Nível 1 – LOTO
Um jogo para 2 a 6 jogadores a partir dos 7 anos.
Utilizar os 6 cartões, cada um tem quatro figuras desenhadas, e utilizar as cartas com a figuração idêntica. Distribuem-se os cartões pelos participantes e colocam-se as cartas numa saca para poderem ser, individualmente sorteadas.
O vencedor é o jogador que conseguir primeiro encher um cartão com as respectivas cartas.

» Nível II – Cartas
Um jogo para 2 a 4 jogadores, a partir dos 8 anos.
Utilizar apenas as 24 cartas para formar um baralho. São dadas 6 cartas a cada jogador, assim como um quadro das sequências completas a realizar.
Vão-se tirando cartas do baralho, uma carta de cada vez, e só quando é preciso. Quando o baralho acabar, então os jogadores fazem trocas entre si, tendo sempre o cuidado de não mostrar o jogo.
O objectivo é alcançar uma sequência completa. Esse resultado deve ser anotado num papel com a indicação da sequência conseguida. No fim da partida, recolhem-se todas as cartas, baralham-se e faz-se uma nova distribuição, voltando tudo à situação inicial.
Para vencer o jogo, é preciso ter sido o primeiro a conseguir completar as 4 sequências.

Nota: os jogadores, sempre que entenderem, podem criar novas sequências.

» Nível III – Biografias
Um jogo para 3 a 7 jogadores, a partir dos 12 anos.
Utilizar os 6 cartões e as 24 cartas com texto e letra de código.
Antes de começar o jogo, é escolhido o Coordenador que vai dirigir o jogo.
Distribuem-se pelos jogadores os cartões, colocam-se as cartas num saco e escolhe-se o primeiro jogador.
O Coordenador tira da saca, as cartas, uma a uma, e os jogadores de forma alternada, no sentido dos ponteiros do relógio, responderão:

1- “Passo” – caso o texto que saiu não lhes interessar;
2- “É meu”, indicando neste caso, o nome da imagem, que entendam corresponder ao texto.

Caso a resposta esteja correcta, a carta é entregue ao jogador, que a colocará no rectângulo respectivo, com as costas para cima.
Caso a resposta esteja incorrecta, o Coordenador diz apenas que a resposta está incorrecta. Ficando o jogador em acção, uma vez sem jogar.
O vencedor é o primeiro jogador a preencher todos os rectângulos do seu cartão.

Estamos perante um jogo familiar e didáctico de qualidade, em que o tema são os nossos descobrimentos.
O jogo está muito engaçado e bem conseguido.
Este jogo é um exemplo de como os jogos de tabuleiro, podem ajudar os jovens a aprender, neste caso, a história dos nossos descobrimentos.
É um jogo raríssimo.
Mais uma vez consegui uma cópia no miau.pt.

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