Tira e Põe - Nedina



Conteúdo
2 Dados
40 Marcadores

Objetivo
Despojar os marcadores adversários para que no fim só haja um jogador em jogo, que é declarado o vencedor. Isso é feito ao preencher totalmente os pequenos círculos de cada casa numerada (círculo grande). Quando a soma dos dados for igual a uma dessas casas totalmente preenchida, esse jogador ganha o direito de tomar para si todos os marcadores que estão nessa casa.

Preparação
Distribuir de forma igualitário os marcadores pelos jogadores.


Modo de Jogar
No seu turno, um jogador lança os dois dados e coloca um marcador num círculo pequeno da casa com o número igual à soma dos dados. Se já não houver um círculo pequeno disponível, o jogador recolhe para si todos os marcadores que estão nessa casa.
A casa 7 não tem limite quanto ao número de marcadores que podem aí ser colocados. Quando sair 12 nos dados, o jogador recolhe para si todos os marcadores que estão na casa 7.

Fim do Jogo
Quando só existir um jogador em jogo, todos os outros ficaram sem marcadores, esse jogador é declarado vencedor. 


Este jogo tem muitas lembranças de infância associadas. O meu irmão tinha um exemplar do jogo, um pouco diferente deste que consegui obter no Coisas. O tabuleiro era de um cartão mais espesso e duro. Foi um dos jogos que jogámos mais quando eramos pequenos. É um jogo com regras muito simples e básicas, pois estamos perante um jogo infantil, de puro lançamento de dados. Contudo, não deixa de ser divertido.
A nostalgia associada a este jogo, está intimamente ligada ao facto de na minha infância, utilizar as peças deste jogo para jogar um jogo que o meu irmão tinha criado, o Futebol de Dados, que conjuntamente com este jogo fazia parte das nossas olimpíadas de jogos.
O Tira e Põe é um jogo difícil de encontrar, pelo que tem um valor elevado no mercado dos colecionadores.

Originalidade/Criatividade









5
Mecânica/Regras









6
Componentes/Artwork









4
Jogabilidade/Interacção









6
Valor Nostálgico/Coleccionismo









8
Apreciação Global5,8