Prémio da Montanha - Majora


Um jogo para 2 a 6 Jogadores, a partir dos 6 anos.


Conteúdo
- 1 Tabuleiro do jogo
- 6 Peões
- 60 Cartas de movimento
- 2 Dados

Modo de Jogar
Baralham-se as 60 cartas e distribuem-se, uma a uma, cabendo a cada jogador 6 cartas. As restantes cartas são colocadas com a face para baixo ao lado do tabuleiro do jogo.
A ordem de partida dos ciclistas é tirada à sorte.
O primeiro ciclista retira a carta do topo do baralho, junta-a às 6 que tem na mão e escolhe uma carta para jogar, colocando-a com a face para cima ao lado do tabuleiro do jogo. O peão desse ciclista avança no tabuleiro pelo número de espaços indicado pela carta.
Os restantes jogadores procedem da mesma forma.
O vencedor é jogador que em primeiro lugar ultrapassar a linha de chegada. Contudo, quando dois ou mais jogadores transpuserem a linha de chegada na mesma jogada, a vitória é atribuída a quem atingir o espaço mais afastado para além da linha de chegada. Esta regra aplica-se também para apurar os restantes lugares.


Limitações e Bónus
Os peões podem avançar em linha recta ou na diagonal. Contudo, só podem ser movimentados pelo número de espaços indicado na carta jogada, desde que o caminho esteja livre. Três peões lado a lado (ou dois na ponte) fazem barreira, impedindo a passagem. Quando isso acontece o peão que pretende avançar finaliza o seu movimento imediatamente atrás dessa barreira.
Quando um peão atinge ou ultrapassa a casa 75, o jogador correspondente não pode mais biscar cartas do baralho. A partir desse momento, só pode utilizar as cartas que possui na mão.
Quando as cartas do baralho se esgotam, baralham-se as cartas descartadas.
Quando um ciclista vai na frente da corrida isolado, isto é, sem nenhum outro ciclista ao seu lado, tem direito a um bónus. Pode tirar uma outra carta do baralho, devendo descartar a carta que menos lhe interessa. Nunca poderá ter mais do que 6 cartas na mão.
Um ciclista que seguir imediatamente atrás de outro tem direito a um bónus. Acrescenta um espaço ao seu movimento. Esse bónus cessa após a casa 75.
Sempre que se atinja uma casa da sorte ou azar (casas numeradas a amarelo) o jogador lança o dado e cumpre o resultado da tabela que está junto às regras.


Já algum tempo que procurava por este jogo. Foi um jogo que não tive durante a minha infância e só mais recentemente tive conhecimento da sua existência. Pensava que dentro deste tema do ciclismo existisse apenas o Volta a Portugal em Bicicleta.
Ao contrário da Volta a Portugal em Bicicleta, em que um dado determina o avanço dos ciclistas (peões) ao longo do mapa de Portugal, no Prémio da Montanha esse avanço é determinado com ajuda de cartas. Como o nome do jogo indica, o objectivo é tentar chegar em primeiro lugar ao topo da montanha. Para isso temos de fazer uma gestão das cartas que temos ao nosso dispor, uma vez que a partir da parte final da subida, não podemos biscar cartas do baralho e temos de conseguir passar a meta com as cartas que restarem na nossa mão.
Ao longo da subida cruzamo-nos com espaços especiais que permitem o lançamento dos dados. Contudo, podemos obter sorte ou azar, dependendo do valor obtido.
Como em qualquer corrida de bicicletas, seguir atrás de uma bicicleta permite poupar forças. Assim, sempre que estamos imediatamente atrás de outro concorrente, podemos avançar 1 espaço extra.
Ir na frente da corrida isolado, permite biscar 2 cartas do baralho, em vez de uma como é normal. Possibilitando assim uma melhor escolha da carta que vamos rejeitar.
Um jogo interessante e divertido. Um típico jogo familiar.


Originalidade/Criatividade









7
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Valor Nostálgico/Coleccionismo









8
Apreciação Global7,2