Jogo do Rallye - Luso Toys

Conteúdo:
2 Carros
5 Pistas
1 Dado
1 Folha com as Regras
1 Catálogo Luso Toys

Determinar o jogador Inicial
Os dois participantes lançam o dado e quem obtiver o maior valor é o jogador inicial.

Modo de Jogar
O jogador lança o dado e avança o número de casas igual ao resultado obtido no dado.

Penalizações
Furo: Ficas duas vezes sem jogar.
Avaria: Tens que entrar na pista com o carro de assistência e chegar ao teu carro (para resolver a avaria) e só depois podes continuar avançar com o teu bólide.
Despiste: Ficas 3 vezes sem jogar.
Bónus: Jogas em frente sem dar a curva.
Engano: Jogas até ao fim da estrada que está cortada e depois continuas a jogar para trás até entrar na estrada principal.
Passagem de Nível: Ficas à espera que o teu concorrente te ultrapasse.

Vencedor
É considerado vencedor o jogador que no total das 5 provas o faça em menos jogadas (número de vezes que lança o dado).


Há muito que andava à procura deste jogo da Luso Toys. Foi um jogo que ficou sempre na minha memória desde a minha infância. Lembro-me de jogar este jogo como o meu amigo Luís, ele era o único que tinha brinquedos da Luso Toys que não o Futegolo.

O jogo tem regras muito simples. Apenas a frente de uma pequena folha A5. É um típico jogo de dados, pois é o dado que faz avançar os carros de Rally.

A Luso Toys sempre teve o cuidado de tentar criar jogos com o máximo de realismo possível. Exemplo disso é o Futegolo, o jogo de futebol mais realista que conheço no mundo de jogos de mesa. O Futegolo foi e será sempre a imagem de marca da Luso Toys. Em breve falarei desse jogo de que sou fã.

No Jogo do Rallye, a Luso Toys para fazer com que o jogo fosse o mais realista possível, criou miniaturas de carros, muito maior do que era e é hoje em dia normal para um jogo de tabuleiro. Além disso, os carros têm rodas e podem mesmo andar.

As 4 pistas e uma prova de Slalom, acabam por ser 5 tabuleiros diferentes onde vamos ter que mostrar as nossas capacidades de condução.
Ao contrário dos carros, 2 Lancias Stratos muito bem construídos e realistas, fazendo-nos lembrar esses lendários carros de rally da Lancia, as pistas não passam de riscos em cima de uma folha de cartão. O mesmo é dizer que a sua ilustração é muito fraca.

Apesar de só 2 jogadores poderem jogar ao mesmo tempo, não impede que mais pessoas possam participar, bastando para isso, dividir os participantes em grupos de 2.

O jogo é divertido e traz à memória, bons e velhos tempos.
É um jogo difícil de arranjar.


Originalidade/Criatividade









7
Mecânica/Regras









5
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









5
Valor Nostálgico/Coleccionismo










9
Apreciação Global
6,4